• Hérika Salles

Voce sabia que devemos higienizar as escolas de cabelo?

As escovas podem acumular resíduos de finalizadores, oleosidade, células mortas, poeiras, restos de químicas dos cabelos.... Propiciando um ambiente ideal para a proliferação de fungos, bactérias e ácaros (como o Demodex que falamos no início da semana).


Como a escova é um item de higiene pessoal, essa higienização pode ser feita uma vez na semana, além da retirada diária dos fios que ficam na escova. Caso sua escova tenha aquelas bolinhas nas pontas de suas cerdas e elas começarem a soltar no processo de higienização, substitua sua escova. As cerdas sem proteção podem danificar o seu cabelo e machucar o seu couro cabeludo.



Como deve ser lavada a escova de cabelo?


Antes de mais nada, os fios que ficam na escova devem ser retirados diariamente logo após o uso, não deixe acumular para retirar apenas uma vez na semana.


Nessa primeira parte do vídeo você vai ver:


  • Antes de fazer a lavagem, retire todos os fios de cabelo da escova. O ideal é que sejam retirados com as mãos, pois escovas que possuem bolinhas nas suas cerdas podem ser prejudicadas por esse procedimento se utilizado um pente no lugar das mãos. Caso essas bolinhas se soltem durante o procedimento, troque sua escova. As cerdas sem essa proteção podem machucar seu couro cabeludo e causar malefícios à sua saúde capilar.

  • Agora que a escova está sem fios, utilize sabonete líquido neutro ou shampoo neutro para a lavagem.

  • Utilize uma escovinha ou uma escova de dentes nova para auxiliar, é importante que essa escovinha seja utilizada apenas para a higienização das escovas de cabelo.



  • Após o enxágue, de batidas na escova para retirar o excesso de água.

  • Pegue uma toalha limpa e, com cuidado, seque as cerdas.

  • Agora é só procurar um espaço com sol, e deixar a escova um tempo virada para cima e um tempo virada para baixo. Se não tiver sol no dia que lavar, não tem problema, coloque em um lugar arejado.




Pronto, agora é só esperar a sua escova secar e pode usá-la novamente.


A atenção a higienização deve ser redobrada ao ir em salões de beleza, certifique-se que os materiais são higienizados entre um cliente e outro.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo